10 dicas para criar um canal de sucesso no YouTube

10 dicas para criar um canal de sucesso no YouTube

Produzir conteúdo vai muito além de apenas gravar vídeos ou fazer uma boa edição.

Redes Sociais
08 de Julho de 2022
10 dicas para criar um canal de sucesso no YouTube

Os canais de sucesso do YouTube seguem uma série de regras e estratégias para alcançar uma audiência de peso. 

Até entender todas essas regras ocultas da plataforma, o youtuber iniciante vai apanhar muito para conseguir crescer em um local com tantos outros criadores de conteúdo concorrendo entre si. 

O segredo aqui é conhecer o algoritmo de ponta a ponta. E dominar a ferramenta chamada YouTube é o primeiro passo para conquistar o sucesso como criador de conteúdo. Mas não se preocupe: preparamos dicas para ajudar no começo da sua jornada de youtuber. Vem com a gente!

Originalidade vem em primeiro lugar

Estima-se que 60 horas de vídeo são postadas por minuto no YouTube. Bom, já dá para ter uma ideia do tamanho da concorrência que você vai ter pela frente. Mas uma coisa é certa. Os canais de sucesso têm um elemento em comum para se sobressair em meio a tanto conteúdo: uma identidade forte e original.

A partir de hoje, você deve encarar o seu canal como uma marca pessoal. Isso significa que precisa estabelecer um padrão visual de qualidade para as suas criações. Invista um tempo para planejar os seus banners e thumbnails. As chances de clicarem em seu conteúdo vão ser bem maiores se as suas thumbs chamarem mais atenção que a de outros vídeos.

Outra coisa que você deve aprender com as marcas: elas atendem um nicho específico. Sempre!

Outro fator importante para quem está começando é focar em apenas um tema central para o seu canal. Escolha um assunto que você domine ou pelo menos goste muito para poder passar horas pesquisando sobre. Se, por exemplo, o seu canal for focado em gameplays, não perca tempo fazendo vlogs ou vídeos de receita.

O seu objetivo principal no início é fidelizar o seu público. E para isso, você precisa demonstrar propriedade no conteúdo que está entregando aos seus inscritos.

Vinheta

Esse é mais um elemento essencial na construção da sua identidade. Ter uma vinheta é fundamental para que as pessoas reconheçam o seu canal. Mas cuidado: vinhetas longas demais deixam o público impaciente.

Spoilers são necessários 

Os primeiros segundos de um vídeo definem quantas pessoas vão ficar até o final. Dê a seu público um gostinho do que eles terão pela frente. Em todo vídeo, use os primeiros 15 segundos como teaser. Essa pequena amostra tem um grande poder de conversão. 

Seja acessível ao seu público

Diferentemente de outros meios de comunicação, como TV e rádio, a internet permite uma via de mão dupla entre o produtor e o público que consome o conteúdo. Use isso a seu favor, preste atenção aos comentários e críticas, esteja aberto ao diálogo e aos feedbacks.

As pessoas gostam de se sentir próximas dos criadores de conteúdo. Portanto, seja acessível, responda aos comentários dos seus vídeos, faça postagens interativas nas redes sociais com enquetes, perguntas e respostas. Mostre que você existe por trás das câmeras.

Consistência é tudo 

Produção de conteúdo é comprometimento. Defina um horário e um dia da semana para postar os seus vídeos. Ter essa disciplina ajuda no crescimento orgânico do seu canal, mas nem sempre o algoritmo vai avisar os seus inscritos sobre as suas postagens. Portanto, o hábito de postar sempre no mesmo dia vai garantir que eles lembrem de olhar o seu perfil em busca de novos vídeos.

A primeira impressão é a que fica

Uma prática comum entre youtubers e que pode ajudar muito é preparar um vídeo de apresentação para ficar fixado na página inicial do seu canal. Nesse vídeo-resumo, mostre o tema do seu canal e seja autoral, pois é aqui que as pessoas vão captar o seu estilo. Portanto, pegue a melhor roupa e capriche no roteiro, na edição e trilha do seu vídeo de apresentação.

Sem rodeios por aqui, cowboy

Vá direto ao ponto em seus vídeos. Para isso, é importante ter um roteiro bem escrito com os tópicos definidos. Se o seu vídeo pretende ensinar alguma coisa, quanto mais objetivo você for, melhor. Lembre-se: o tempo é precioso e você está competindo com centenas de milhares de outros canais. O público sempre vai buscar quem entrega a mensagem mais rápido.

Fique atento aos dados

O YouTube disponibiliza para os criadores de conteúdo a ferramenta YouTube Analytics. Nela, é possível ver em detalhes como está sendo o desempenho do seu canal em números. Você vai conseguir ter uma ideia das pessoas que estão assistindo aos seus vídeos e com isso descobrir quem é o seu público-alvo. 

Outra funcionalidade que a ferramenta oferece é uma comparação entre os seus vídeos. Assim, você é capaz de identificar o motivo de um ter melhor performance do que outro.

O YouTube Analytics é um aliado poderoso para o criador de conteúdo. Use e abuse das informações e dos dados que a ferramenta disponibiliza.  

Boas práticas de SEO

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas usado para posicionar o seu vídeo nos primeiros resultados do mecanismo de busca do YouTube e de buscadores em geral.

É necessário configurar adequadamente o SEO dos seus vídeos no YouTube. O buscador da plataforma é muito sofisticado e é por ele que o público vai descobrir novas postagens. Isso significa que você deve escolher as palavras-chaves mais apropriadas para o seu conteúdo para aumentar suas chances de aparecer no topo da primeira página.

Antes de postar seus vídeos, faça testes pesquisando as palavras que pretende usar. Isso vai ajudá-lo a identificar a melhor configuração para os seus títulos.

Seja persistente

O sucesso não vem do dia para a noite e quando acontece não costuma durar muito. Crescer no YouTube ou em qualquer outra plataforma é um processo demorado e pode levar meses ou até anos para que você consiga colher os frutos do seu trabalho. 

Defina metas realistas e objetivos para o longo prazo. Vá aprimorando o seu conteúdo e aprendendo novas técnicas. A qualidade deve ser sempre a sua prioridade, mas isso você só vai alcançar produzindo muito.

Por fim, pense bem no que você quer fazer. Planeje até onde quer chegar. É importante que o seu canal tenha um propósito definido e que, acima de tudo, seja original.

Fonte: Rendimento

O nosso sucesso é baseado no sucesso de nossos parceiros. Por isso, somos um time de profissionais criativos e experientes, comprometidos em trazer mais clientes e retorno financeiro para o seu negócio.

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